blog de|notícias

Postado em 18 de Agosto de 2016 às 14h25

ENACAB 2016 começa nessa segunda-feira, confira os principais destaques

Mercado (3)
Inteleco Inteligência Competitiva Desde a criação da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), em 1981, a Convenção Anual do setor atacadista distribuidor havia sido realizada em...

Desde a criação da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), em 1981, a Convenção Anual do setor atacadista distribuidor havia sido realizada em São Paulo apenas uma vez, exatamente no primeiro ano de existência da entidade. Nos anos seguintes, o maior evento do setor na América Latina virou itinerante, passando por diversas capitais do Brasil. Em 2016, ele retorna a São Paulo com uma nova proposta: unir forças e fortalecer todos os elos da cadeia de abastecimento.

Acompanhe no Portal Newtrade as principais novidades apresentadas pela cadeia de abastecimento durante a ENACAB 2016

De 8 a 10 de agosto, a ABAD promove, no São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes), o ENACAB – Encontro Nacional da Cadeia de Abastecimentos, que incluirá a 36ª Convenção ABAD do Canal Indireto. Pela primeira vez, representantes da indústria, dos agentes de distribuição e do varejo independente estarão juntos, em um mesmo espaço, dedicados à geração de negócios, à capacitação e ao relacionamento.

“A nova proposta surgiu da necessidade de alinhamento estratégico entre os diversos elos da cadeia, buscando a geração de novos negócios e o incremento da competitividade e da produtividade do setor em face do atual cenário econômico vivido pelo país”, afirma o presidente da ABAD, José do Egito Frota Lopes Filho.

Trazer a feira de volta a São Paulo, portanto, era uma decisão estratégica, que fechava o pacote de mudanças. Bem localizada, próxima às principais indústrias de bens de consumo e estrategicamente posicionada na região Sudeste, a cidade concentra o maior número de agentes de distribuição e pontos de venda do varejo independente no país.

O evento ocupará 10 mil m2 de um dos mais modernos centros de convenções de Brasil. O local foi totalmente remodelado, com um aporte de mais de R$ 400 milhões em investimentos por parte da operadora GL events. A feira que integra o ENACAB – considerada a melhor feira de negócios do Brasil pelos próprios visitantes – contará com a presença de aproximadamente 100 fornecedores de produtos, serviços, tecnologia e equipamentos e ocupará 10 mil m2 do São Paulo Expo, um dos mais modernos centros de convenção do Brasil. Grandes empresas como Mondeléz, Nestlé, Still, Pitú, Florestal, Italac, Docile, M. Dias Branco, Marco Boni e PC Sistemas já confirmaram presença. A expectativa da ABAD é gerar mais de R$ 20 bilhões em negócios e receber cerca de 30 mil visitações.

De acordo com o superintendente executivo da ABAD, Oscar Attisano, a nova proposta setores dará ainda mais força ao pequeno e médio varejo, que representa hoje o elo mais frágil da cadeia de abastecimento. “Como todos os elos da cadeia estão profundamente interligados, fica claro que o sucesso do varejo significa também o sucesso dos agentes de distribuição e da indústria. Por isso, é importante que os agentes de distribuição se envolvam ativamente no aperfeiçoamento e profissionalização do varejo de vizinhança.”

Palestras

A programação de palestras foi pensada exatamente para atender essa necessidade. Visitantes e expositores poderão participar de palestras técnicas de alto nível oferecidas pela ABAD, aperfeiçoadas a cada ano.

Durante a Sessão Solene de Abertura, no dia 8 de agosto, às 10h, os participantes terão a oportunidade de assistir à palestra do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que discorrerá sobre o tema “Desenvolvimento Socioeconômico do Brasil”. A solenidade será comandada pelo presidente da ABAD, José do Egito, e pelo presidente da ADASP, Sandoval de Araújo. Também contará com a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, além de senadores, deputados federais e outras autoridades estaduais e municipais e líderes de entidades.

Na parte da tarde, haverá também palestras com renomados especialistas. Às 16h, o professor e pesquisador da FIA Nelson Barrizelli fala sobre o “Cenário atual e futuro de modelos de negócios de Distribuição”. Às 17h, o professor da FEA/USP José Pastore trata das “Relações do trabalho em hora de crise”. Às 18h, o diretor da Food Consulting e da Food Experts, Sergio Molinari, discorre sobre o tema “O mercado de foodservice em transformação – Oportunidades crescentes no abastecimento”.

No segundo dia, 09 de agosto, às 10h, será realizado o Painel “Reconstruindo o Brasil – Uma visão institucional e econômica”. O debate será conduzido pelo economista Eduardo Giannetti da Fonseca e terá ainda a participação do jornalista Ricardo Boechat como mediador. O presidente da ABAD José do Egito participará do painel com convidados especiais: Paulo Skaf (presidente da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Laércio Oliveira (vice-presidente da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), Honório Pinheiro (presidente da CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e Fernando Yamada (presidente da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados).

Haverá também uma programação estratégica com foco no desenvolvimento do varejo de vizinhança na parte da tarde. Às 15h, Jorge Felix, especialista e pesquisador em economia da longevidade, fala sobre “Envelhecimento – Seus impactos e desafios para o varejo”. Às 16h, Marco Lima, diretor de relacionamento da GfK, apresenta na palestra “Conhecendo as necessidades e expectativas do varejo” uma verdadeira radiografia do Mercado de Vizinhança. Às 17h, consultor Olegário Araújo, da Agência Inteligência de Varejo, comandará a palestra “Inteligência do Varejo de Vizinhança”. Às 18h, Eduardo Terra, sócio da BTR – Educação e professor da FIA, fala sobre “Como ajudar no desenvolvimento do varejo de vizinhança”.

No terceiro e último dia de evento, 10 de agosto, às 10h, o historiador, antropólogo e filósofo Leandro Karnal fala sobre o “Desafio da Mudança”. À tarde, às 16h, Andreia Alves, consultora ambiental do Instituto ABAD, e Renan Soares, consultor jurídico da ABAD, falam sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS na palestra “Descumprimento da PNRS gera multa! Saiba como evitar”. Às 17h, o economista-chefe do Banco Safra, Carlos Kawall, faz uma análise do atual momento na palestra “Cenário Econômico e Político 2016/2017”. Por fim, às 18h, Carlos Lima, presidente do Grupo ABAD Jovem, fala sobre o processo de sucessão nas empresas do setor na palestra “Suceder ou ser sucedido – Sua empresa e sua família estão preparadas para isso?”.

Outros destaques

Mini Mercado Modelo de Varejo de Vizinhança – Durante a feira, o varejista poderá visitar uma Loja Modelo completa, da recepção de produtos do fornecedor na retaguarda até a consumação da venda pelo caixa. O objetivo, ao simular o dia a dia de um estabelecimento, é mostrar ao varejista como adotar boas práticas e garantir maior rentabilidade, mesmo em loja de pequenas dimensões.

Centro de Distribuição Inteligente – Ao lado do Mini Mercado Modelo, o varejista e o agente de distribuição também vão conhecer o Centro de Distribuição Inteligente. O CD, que será montado com o apoio da indústria, apresentará toda a logística de distribuição e armazenamento. A proposta é mostrar como ele funciona e o que fazer para torná-lo eficiente.

Parceria Sebrae – Outra iniciativa voltada ao varejo é a programação oferecida durante os três dias de evento na Sala Varejo Competitivo/Sebrae do ENACAB, com uma grade de três palestras diárias de uma hora de duração cada. Layout da loja, perfil do consumidor e comportamento do shopper são alguns dos temas que serão abordados.

Pesquisas – Dados e pesquisas pertinentes ao setor serão apresentadas com exclusividade no ENACAB, visando ampliar o conhecimento sobre temas relevantes para a cadeia de abastecimento e ajudar varejistas, agentes de distribuição e indústria na tomada de decisões.

Premiações – No último dia da Convenção, a ABAD premiará os associados e parceiros que contribuíram para os bons resultados do setor ao longo do ano. Os prêmios destacam as maiores caravanas de atacadistas por região e os parceiros fornecedores que criaram os melhores estandes para participar da mostra de produtos e serviços.

Eventos de parceiros – Aproveitando a sinergia que a aproximação e a integração entre a indústria, varejo e agentes de distribuição podem proporcionar, grandes empresas – Hypermarcas, Addliner, Nestlé, J.Macêdo, Mondelèz, Colgate e Unilever – já confirmaram o uso de salas reservadas no São Paulo Expo, para realizar sua própria programação, como convenções com distribuidores e encontro com as equipe de vendas.

Instituto ABAD – Criado em 2006 para ser o braço socioambiental do setor, o Instituto ABAD (IABAD) realiza diversas atividades durante a convenção anual da ABAD: Campanha de Arrecadação de Produtos; Coleta Seletiva e Reciclagem de Produtos; e Neutralização de Carbono.

Público feminino – O IABAD também desenvolve ações voltadas ao público feminino. As mulheres que participam da convenção terão um encontro especial com a sexóloga Laura Muller no dia 9 de agosto, às 17h. Na palestra “Mulheres modernas”, ele falará sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Fonte: New Trade

Veja também

Pesquisa de Mercado: 3 dicas de como avaliar o posicionamento de sua marca16/02/17 Neste texto, vamos ajudar você a entender o desenvolvimento de uma pesquisa de mercado para avaliação do posicionamento de uma marca. Se ainda ficar com dúvida entre em contato, boa leitura. Quanto vale uma marca? Quanto ela representa no mercado de atuação? Qual a lembrança que os clientes e/ou consumidores possuem? São algumas das perguntas que muita......
Mercado de materiais de construção com boas perspectivas11/08/16 Como nos períodos anteriores, o primeiro semestre de 2016 ficou marcado por queda nas vendas do varejo de material de construção da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). O assessor econômico do Sincomavi, Jaime......

Voltar para Blog