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Postado em 16 de Fevereiro de 2017 às 17h22

Pesquisa de Mercado: 3 dicas de como avaliar o posicionamento de sua marca

Inteligência de Mercado (1)

Neste texto, vamos ajudar você a entender o desenvolvimento de uma pesquisa de mercado para avaliação do posicionamento de uma marca. Se ainda ficar com dúvida entre em contato, boa leitura.

Quanto vale uma marca? Quanto ela representa no mercado de atuação? Qual a lembrança que os clientes e/ou consumidores possuem? São algumas das perguntas que muita gente se faz e que na maioria das vezes não há uma resposta definitiva.


Avaliar o posicionamento é fornecer informações sobre algo intangível, pois ao contrário de uma embalagem que pode ser tocada e um produto visualizado, a “marca” é reconhecida no plano emocional e com a experiência do usuário.

1. Quem são?


Vamos começar com uma pergunta básica, qual é realmente seu público alvo? De forma geral sempre há uma resposta, porém ao investigar as características desse público vale dedicar mais atenção, pois aqui, quanto mais detalhes melhor.
A definição da influência da marca pode ser confundida entre gosto pessoal e gosto dos clientes, por isso, uma boa estratégia de pesquisa e uma completa análise dos resultados são fundamentais.

2. Processamento Mental


Para chegar ao resultado final de um posicionamento realmente confiável, diversas decisões devem ser tomadas.


O estudo sobre o posicionamento da marca identifica algumas influências, estímulos e estágios para compreender as etapas de compras. Neste caso, o comportamento do consumidor esta relacionado à atividade de comparação entre produto, serviço, preço e demais atributos que devem ser cuidadosamente selecionados em cada pesquisa, a fim de identificar quais os parâmetros comparativos do cliente e como a marca reflete na vida das pessoas.
As empresas precisam cada vez mais estudar esta área de comportamento, porque ao longo do tempo tudo muda, até as pessoas mudam e se adaptam aos novos ambientes.


3. Posicionamento percebido


Neste ponto da pesquisa, as informações estão brutas e devem ser alinhadas com o propósito da empresa. O posicionamento não é um conceito simples, pois inclui uma série de outros conceitos.


Os resultados serão sempre competitivos, apresentando um segmento, verificação da posição dos competidores concorrentes e suas estratégias, envolvendo ainda, a determinação dos fatores-chave de sucesso, conhecimento das necessidades e interesses do mercado, identificação das forças e fraquezas da empresa e o desenvolvimento de habilidades para criar e sustentar vantagens competitivas.

  • Inteleco Inteligência Competitiva -

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