A Inteleco é uma empresa de consultoria em gestão, que atende a clientes de diversos setores em todo o país. Combina conhecimento técnico, experiência e método de gestão.
Sua equipe é formada por consultores especializados na construção e implementação das melhores práticas em gestão, buscando sempre transmitir conhecimento para os gestores e colaboradores de toda a organização.
O trabalho é desenvolvido sob o conceito da Inteligência Corporativa, que é o processo sistemático de planejar, definir estratégias e tomar decisões, baseadas em informações do ambiente de negócios, buscando atingir objetivos e metas. Este processo é orientado por um método de gestão.
MISSÃO
Contribuir, por meio de consultoria de gestão, com a construção de organizações de resultados excepcionais.
VISÃO
Ser reconhecida nacionalmente, como uma consultoria de gestão, pela contribuição com a construção de organizações de resultados excepcionais.
VALORES
Aprender sempre; Compartilhar o conhecimento; Ter disciplina; Buscar resultados excepcionais; Reconhecer os melhores; Ser simples; Usar a criatividade na busca por soluções inovadoras; Estimular a criatividade e a busca de soluções inovadoras.
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O MÉTODO
O método de gestão utiliza de ferramentas do Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD), PDCA (Plan-Do-Check-Act), Balanced Scorecard (BSC) e Orçamento Matricial.
O GPD é uma ferramenta voltada para solucionar os problemas relativos às diretrizes da empresa. Tem como objetivo implementar a Gestão de Resultados, com a divulgação estratégica das metas para todos os setores e níveis do sistema organizacional.
PDCA é uma técnica de gestão interativa que consiste justamente nestes quatro passos, e que tem como objetivo melhorar os processos de forma contínua.
O BSC é um modelo de gestão que permite a priorização das ações do dia a dia, para alcançarem objetivos traçados em seus Planos Estratégicos ou Projetos.
O BSC proporciona a medição, o monitoramento e o controle dos resultados da estratégia através de um painel balanceado de indicadores de desempenho. O foco do BSC está nos objetivos da organização, na coordenação do processo individual de tomada de decisão e no estabelecimento de uma base sustentável para que ocorra o processo de aprendizagem organizacional.
Já o Orçamento Matricial é um processo de elaboração e controle de custos e despesas fixas. Com a implantação do Orçamento Matricial, é possível reduzir custos e despesas de forma sustentável. Com este processo, as diversas áreas de uma empresa passam a ter metas de custos e despesas baseadas em comparações internas e externas (benchmarks). Estimula-se, assim, a identificação e disseminação de melhores práticas dentro da empresa.
Projeto de Reestruturação, Reposicionamento e Melhoria de Performance de Mercado (PROPEM)
O PROPEM
O Projeto compreende na elaboração de um escopo, formalizado e documentado, criado para uma organização registrar os resultados e conclusões da análise ambiental, e detalhar a estratégia mercadológica planejada e os resultados pretendidos por ela. Pode também ser reconhecido como um documento estratégico corporativo por meio do qual diversos fatores são considerados e sintetizados, alternativas são avaliadas e decisões são tomadas.
O Projeto é um processo que visa posicionar a empresa frente ao mercado, estabelecendo os macro objetivos organizacionais e detalhando as estratégias relacionadas ao mercado alvo, produto, preço, distribuição e comunicação.
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OBJETIVOS
A - Alavancar receita operacional a curto prazo (de 06 a 12 meses); B - Aumentar participação de mercado a médio prazo (de 12 a 60 meses); B - Melhorar margem de contribuição; D - Viabilizar negócios; E - Reduzir custos e despesas com as operações de vendas, marketing e logística.
METODOLOGIA
Fases: Diagnóstico: 30 dias; Elaboração do plano/projeto: 30 dias; Capacitação: 05 dias; Implementação e acompanhamento: 10 meses.
Tempo em horas: De 420 a 500 horas distribuídas em 12 meses, com reuniões quinzenais de 12 a 16 horas.
Formato: Criação de um comitê mercadológico/estratégico com reuniões mensais para definição de diretrizes e apresentação de resultados; Reuniões quinzenais de trabalho para execução e correção do plano/projeto;
Ferramentas: Planos de ação; Indicadores de resultado e orçamento financeiro do plano/projeto;
Produto final: Indicadores, Relatórios, Atas e Pareceres.
Equipe: De 02 a 03 consultores dedicados parcialmente ao projeto, sendo 1 o coordenador.
Projeto de Gestão por Resultados (PROGERE)
O PROGERE
O Projeto compreende na elaboração de um escopo, formalizado e documentado, criado para uma organização registrar os resultados necessários para sua sobrevivência ou crescimento, e detalhar a estratégia para alcançar os objetivos e metas. Pode também ser reconhecido como um documento estratégico corporativo por meio do qual diversos fatores são considerados e sintetizados, alternativas são avaliadas e decisões são tomadas.
O Projeto visa Desenvolver um Plano de Retomada de Crescimento ou Gestão para Geração de Resultados, com o objetivo de adequar operações de Empresas à realidade do Mercado.
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OBJETIVOS
A - Reavaliar processos; B - Reduzir Custos e Despesas; C - Reduzir Estoques; D - Negociar com Fornecedores; E - Manter e crescer Receita Operacional; F - Melhorar Margem de Contribuição; G - Aumentar EBITDA; H - Viabilizar Negócios.
METODOLOGIA
Fases: Diagnóstico: 30 dias; Elaboração do plano/projeto: 30 dias; Capacitação: 05 dias Implementação e acompanhamento: 10 meses.
Tempo em horas: 500 horas distribuídas em 12 meses, com reuniões quinzenais de 12 a 16 horas.
Formato: Criação de um comitê gestor com reuniões mensais para definição de diretrizes e apresentação de resultados; Reuniões quinzenais de trabalho para execução e correção do plano/projeto;
Ferramentas: Planos de ação; Indicadores de resultado e orçamento matricial;
Produto final: Indicadores, Relatórios, Atas e Pareceres.
Equipe: 03 consultores dedicados parcialmente ao projeto, sendo 1 o coordenador.
Projeto de Gestão de Turnaround (Gestão de Crise)
Projeto de Gestão de Turnaround (Gestão de Crise)
O Projeto compreende a elaboração de um diagnóstico objetivando conhecer a realidade atual da empresa e entender os motivos que levaram a empresa estar em dificuldade.
A partir deste diagnóstico são elaborados cenários que vislumbram os possíveis planos de ação para solucionar o problema instaurado.
Com o plano de ação, iniciam-se as atividades de reestruturação do passivo, gestão do fluxo de caixa, orçamentação, melhoria operacional e de rentabilidade são paulatinamente implantadas com o intuito de estabilizar a empresa financeiramente.
Todas as etapas são monitoradas e avaliadas e, quando necessário, ações corretivas são implementadas afim de alcançar o objetivo do projeto.
Também faz parte deste projeto a implantação de ferramentas de controle nas quais os colaboradores da empresa devem ser capacitados.
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OBJETIVOS
A - Estabilizar o Fluxo de Caixa da empresa; B - Negociar passivo com fornecedores e instituições financeiras; C - Implantar orçamento; D - Implantar métodos de controle; E - Reduzir custos e despesas as operacionais; F - Melhorar a rentabilidade; G - Viabilizar negócios.
METODOLOGIA
Fases: Diagnóstico: 30 dias; Elaboração do plano/projeto: 30 dias; Capacitação: durante o projeto; Implementação e acompanhamento: 10 meses.
Tempo em horas: Formatado conforme a necessidade do projeto
Formato: Criação de um comitê gestor com reuniões mensais para definição de diretrizes, orçamento e apresentação de resultados; Reuniões quinzenais de trabalho para execução e correção do plano/projeto; Criação de Comitê de Caixa com reuniões diárias para equalizar o fluxo financeiro; Criação de Comitê de Compras para otimizar a utilização dos recursos financeiros;
Ferramentas: Planos de ação; Indicadores de resultado e orçamento financeiro do plano/projeto;
Produto final: Indicadores, Relatórios, Atas e Pareceres.
Equipe: De 02 a 03 consultores dedicados integral ou parcialmente ao projeto, sendo 1 o coordenador.
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